Prof. Dr. Evanivaldo C. Silva Júnior
Coordenador da coluna FATECNOLOGIA
evanivaldo.jr@fatec.sp.gov.br

 

Profª. Me. Selma Marques da Silva Fávaro
Revisora
selma.favaro@fatec.sp.gov.br

 

Há praticamente um ano, mais precisamente no dia 17 de maio de 2015, iniciamos a presente coluna abordando assuntos relacionados à tecnologia com o objetivo de, além de nossa inserção no âmbito cultural e científico da cidade de Jales e região, colocar em pauta informações de qualidade, atualizadas, presentes direta ou indiretamente em nossas vidas e, principalmente, relevantes para o mundo contemporâneo e para o futuro.

Para a FATEC, única instituição pública presencial de ensino tecnológico da região, esse feito ratifica o nosso importante papel social, científico e tecnológico, o qual é essencial para o ensino superior, pois nos permite trazer à comunidade informação além dos muros e das possíveis barreiras da academia.

Nesse período, contamos com a elaboração de textos escritos por vários professores, alunos e pesquisadores da nossa instituição, especialistas em suas respectivas áreas de atuação, que não mediram esforços para produzir artigos de qualidade, com uma linguagem mais acessível e com informações precisas, que fundamentaram a sua argumentação, permitindo-lhes posicionar-se diante das tendências tecnológicas atuais.

Agradecemos a todos.

Falar de ciência e de tecnologia é algo fascinante, principalmente para nós que vivemos essa era tão intensamente. Apesar de saber que ela está presente no cotidiano da sociedade em geral, é necessário promover discussões e reflexões pautadas em dados concretos sobre as consequências positivas e negativas que ela pode gerar, o que contribui para elevar o senso crítico e o status cultural da nação. Discutimos sobre futebol, novelas, filmes, política e religião em nossas casas, bares e ambientes sociais, por que não sobre ciência e tecnologia? Esses assuntos não seriam construtivos para os nossos jovens e crianças? Não estaríamos elevando a nossa criticidade ao abordamos tais temáticas?

Acreditamos que sim.

Esperamos estar contribuindo para isso, ou seja, para que as pessoas conversem mais sobre tecnologia, comentem nossos artigos e os correlacionem com suas experiências do dia a dia, que os critiquem por meio de um confronto com outras fontes de informação, buscando aprofundar-se. Todas as sugestões de pauta são bem-vindas e complementações certamente deverão ser consideradas.

Gostaríamos de agradecer ao Sr. Deonel, diretor presidente do Jornal de Jales, pelo espaço prontamente cedido, pela confiança em nosso potencial e pela irrestrita liberdade concedida aos assuntos abordados, além de sua equipe de editores, extremamente profissional e ética. Obrigado pela paciência.

Por fim, gostaríamos de agradecer a você leitor, por “gastar” alguns minutos de seu dia à leitura de nossos textos, que certamente trarão informações úteis para a sua vida e para o seu crescimento como ser humano, pelo menos é o que almejamos conseguir com esse trabalho.

Citando Peter Drucker, célebre cientista do mundo dos negócios, “A melhor forma de prever o futuro é criá-lo”, pensamos que o nosso papel aqui nesta coluna não é criar esse futuro, muito menos prevê-lo, mas conscientizar que, independentemente de nossa vontade, tais aspirações certamente dependerão da tecnologia.

Profª Drª Andrea P. Silva
Diretora da FATEC Jales
Prof. Dr. Evanivaldo C. Silva Júnior
Docente da FATEC Jales
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.