Fatecnologia

O uso de drones na agricultura

De 15 a 17 de maio deste ano, a Faculdade de Tecnologia “Prof. José Camargo” – Fatec Jales promoveu o primeiro Simpósio de Tecnologia (SITEF), evento que abordou, entre outros aspectos, o agronegócio, importante setor nacional. Uma das palestras mais interessantes, para não dizer esclarecedoras, abordou o uso de drones na agricultura e suas implicações no cenário nacional e mundial.

O palestrante Prof. Dr. Luiz Sergio Vanzela tratou de forma primorosa dos avanços tecnológicos nesse segmento, descrevendo detalhadamente o uso dessas ferramentas na agricultura e seus benefícios no que se refere à minimização de recursos financeiros empregados no georreferenciamento das propriedades rurais, à redução significativa do tempo despendido nesses processos e, principalmente, à confiabilidade e à precisão que essas técnicas trazem aos empresários do campo.

Entende-se por georreferenciamento o mapeamento de um imóvel rural que identifica os vértices de seu perímetro ao Sistema Geodésico Brasileiro, determinando a área e a posição geográfica da propriedade, o que fundamentalmente deve servir, entre várias outras aplicações, para a regularização registral dos imóveis rurais, de acordo com a legislação (Lei 10.267/01 e Decretos 4.449/02 e 5.570/05).

Para realizar essa tarefa, um drone, aeronave não tripulada de porte pequeno ou médio comandada por seres humanos a distância, efetua voos em forma de zigue e zague tirando milhares (eventualmente milhões) de fotos aéreas em alta definição da propriedade. Em seguida, essas fotos são enviadas para um software que processa as imagens e gera uma imagem única de toda a propriedade que delimita o perímetro, o levantamento altimétrico e planialtimétrico e, por fim, registra todos os detalhamentos topográficos necessários para os produtores.

Entre esses detalhamentos, torna-se possível, por exemplo, a localização de áreas dentro da plantação com problemas específicos, como a concentração de pragas, doenças e plantas daninhas, possíveis falhas de plantio ou até mesmo com algum tipo de carência de recursos hidrominerais, o que permite, em um segundo momento, uma intervenção, também com o uso de drones, direcionada especificamente a essas regiões. Nessas condições, a pulverização de defensivos agrícolas nessas áreas mais críticas pode ser realizada por drones, que, além de reduzir os níveis de contaminação nas demais áreas da propriedade, também reduzem o custo efetivo com os produtos químicos utilizados na pulverização. De acordo com o palestrante, o fator tempo também é favorecido com o uso desse mecanismo na agricultura, pois pode ser executado em dias, dependendo, claro, do tamanho da propriedade e do tipo de serviço a ser executado, enquanto que um sistema de georreferenciamento realizado de forma manual pode demorar semanas, talvez meses.

Questionado a respeito do status atual do Brasil em relação ao uso e desenvolvimento dessas tecnologias, o Dr. Vanzela relatou que o país do agronegócio tem avançado significativamente, porém ainda há um mercado muito grande a ser explorado. Por fim, ressaltou que, se quisermos manter a competitividade mundial no agronegócio, devemos investir cada vez mais em tecnologias de ponta e não simplesmente “pegar carona” com nossos rivais globais.

Prof. Dr. Evanivaldo C. Silva Júnior e Prof. Me. Adriana de Souza Colombo
Docentes da FATEC Jales
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

© Copyright FATEC Jales 2024. Desenvolvido por Cristiano Pires Martins.

Search