Vanessa Aparecida de Barros e Luana Aparecida da Silva Santos, estudantes do curso de Tecnologia em Agronegócio da Fatec Professor José Camargo- Fatec Jales, sob orientação da professora Marinalva da Silva T. Boldrin, realizaram uma pesquisa com os feirantes da Feira Municipal de Jales (Comboio), sobre um tema bastante relevante diante do atual cenário de pandemia que estamos vivendo.
O estudo, fruto do Trabalho de Graduação (TG) das acadêmicas, procurou entender a realidade dos agricultores e comerciantes da Feira Municipal em relação às estratégias utilizadas para comercializarem seus produtos em 2020, ano que trouxe grandes mudanças e desafios em todos os segmentos, incluindo o agronegócio.
O estudo foi realizado em outubro de 2020 com 100 feirantes e trouxe resultados que apontam para um fato bastante curioso e interessante sobre a comercialização dos produtos: as vendas on-line, uma realidade antes pouco praticada e que, diante da pandemia, foi intensificada.
Entre os feirantes entrevistados, 92% perceberam mudanças de hábitos de compras em seus clientes, o que os levou a divulgar seus produtos por anúncios digitais, principalmente as redes sociais, para garantir suas vendas. Do total, 65% disseram que vale muito a pena vender pela internet, a qual enxergam como um futuro da comercialização no agronegócio.
Apesar de entenderem o meio digital como o futuro das vendas no agronegócio, 93% disseram não estar preparados para as vendas on-line. Esse dado aponta para a necessidade de o município oferecer capacitações a esses feirantes, para prepará-los a esse tipo de comercialização, visto que essa é uma nova realidade acelerada pelo atual cenário de pandemia, mas que certamente perdurará neste segmento.