Que as redes sociais são hoje o maior meio de inter-relacionamento entre pessoas em uma escala global não há dúvidas! Diversos sites como Facebook, Twitter, LinkedIn e outros fazem sucesso atualmente pela facilidade de comunicação e pela possibilidade de conhecer e interagir com novas pessoas sem sair de casa. Mas como um site ou aplicativo de redes sociais pode influenciar a obtenção de um emprego?
O seu perfil no Facebook pode ser um ótimo meio para expressar suas ideias, mostrar sua personalidade e encontrar pessoas com os mesmos interesses. Você pode também passar uma imagem de uma pessoa determinada e aguerrida, exatamente o perfil que diversas organizações modernas buscam em novos colaboradores para a composição de seus times. Porém, sua página pode ser fator determinante para o sucesso e também para a eliminação em um processo seletivo. Um estudo global realizado pela Eurocom Worldwide mostra que um em cada cinco chefes já rejeitou possíveis candidatos a vagas de emprego devido a seus perfis nas redes sociais.
Cuidar da sua identidade virtual é tão importante quanto a elaboração de seu currículo. Quando estamos em uma organização, seja ela qual for, levamos conosco sua imagem. Por onde quer que passamos seremos sempre vistos fora da empresa como parte dela. Por isso, as organizações querem profissionais sérios e comprometidos, que tenham um marketing pessoal, que cuidem de sua imagem e, principalmente, de suas postagens. Para isso, você não precisa deixar de compartilhar bons momentos com a família e os amigos nas redes sociais. Trata-se de uma questão de empatia empresarial e de saber que, querendo ou não, se tem a responsabilidade de carregar a imagem da empresa. A imagem empresarial, muitas vezes, tem um valor comercial maior do que os seus bens físicos, tomando como exemplo a empresa de bebidas estado-unidense Coca-Cola, cujo valor da imagem, segundo o site Interband (2016), chegou a US$73 bilhões.
Com as redes sociais, surgiu uma maneira ainda mais fácil de relacionar, descobrir vagas de emprego e conquistar contatos mais próximos nas empresas. As organizações e as agências encaram essas redes como poderosas ferramentas de recrutamento e seleção de colaboradores, principalmente o LinkedIn, que é uma rede social exclusiva para profissionais.
Portanto, nunca é demais alertar: tome cuidado com o uso que você faz de todas essas maravilhas tecnológicas. Enquanto você está apenas se divertindo e tentando impressionar os amigos, um recrutador pode estar de olho no seu perfil para saber se você é adequado àquela vaga com a qual sonha há anos. Para os que já estão empregados, é recomendável conhecer totalmente a cultura da empresa, assim será possível analisar melhor se o que você posta nas redes sociais vai ao encontro dos valores do seu empregador. Outra dica importante é não se envolver em assuntos polêmicos e política. Pense antes de postar! Lembre-se: as pessoas estão de olho em você, inclusive seu atual e/ou futuro chefe.
Lucas Gregório Mancilha
Aluno do 4º Semestre do Curso Superior em Tecnologia em Sistemas para Internet
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.