A relação do ser humano com os animais de estimação mostra-se cada vez mais fortalecida. De acordo com o Instituto Pet Brasil (2019), há 1,6 bilhões de pets no mundo, sendo 40% peixes. Com o objetivo de contribuir para os cuidados e o bem-estar desses animais aquáticos, os estudantes Heytor Berceli Mariano dos Santos e Lucas Gabriel da Silva Pimenta Cardeliquio, ambos do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Fatec Professor José Camargo - Fatec Jales, realizaram um belo trabalho.
Orientados pelo Prof. Me. Jorge Luis Gregório, eles desenvolveram a automatização de um aquário de pequeno porte, ou seja, um alimentador de peixes automático que dispensa a intervenção humana nesse processo, utilizando, para isso, diversas tecnologias. Também criaram a automatização da iluminação interna, por meio de sensores.
Antes da criação do protótipo, o projeto passou por várias etapas, entre as quais um estudo de viabilidade, que também apontou para a importância do trabalho. O protótipo criado apresentou diversas vantagens, entre elas um produto que cumpre plenamente a proposta inicial, com baixo custo e pouca manutenção.
Esse é mais um exemplo dos diversos estudos na área de Tecnologia da Informação (TI) que são desenvolvidos pela Fatec Jales, que permitem o uso de diversas tecnologias pelos estudantes, com todo o seu potencial de aperfeiçoamento, criatividade e inovação.