PDI: um documento a serviço do desenvolvimento da instituição
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento contínuo da instituição, a direção da faculdade e os membros do setor administrativo elaboram, a cada cinco anos, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), um documento no qual são elencadas todas as ações de planejamento da instituição para serem desenvolvidas ao longo de cinco anos, quando, então, um novo plano dever ser construído. O PDI em vigor tem validade até 2023 e está organizado em 4 seções, que apresentam informações relevantes para a instituição, como Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), diagnóstico interno e externo da faculdade, com base na Matriz Swot, corpo docente (formação, titulação, experiência, tipo de contrato), entre outros.Um exemplo de documento que serve de parâmetro para as ações do PDI é o relatório do WebSai, elaborado anualmente pela Comissão Própria de Avaliação da Fatec (CPA). No relatório de 2021, por exemplo, alguns dados já se destacam: 28.94% dos estudantes somente estudam; 29,8% trabalham na área do curso e 41.25% em outras áreas; 28.72% foram contratados durante a graduação. No site da Fatec Prof. José Camargo – Fatec Jales, mais especificamente no endereço https://www.fatecjales.edu.br/images/principal/documentos/pdi_2018-fatec-jales-171.pdf, encontra-se o PDI na sua totalidade.