Dejanira Facioni acaba de inserir mais um importante item em seu currículo, com o qual certamente colherá outros grandes frutos. Ela defendeu sua tese de doutorado intitulada “Sucessão da gestão na agricultura familiar: uma abordagem da riqueza socioemocional”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS - campus de Campo Grande, e foi aprovada. Após quatro anos de estudos, ela conquistou o título de Doutora em Administração.
Dejanira tem uma trajetória acadêmica bastante sólida, toda realizada em instituições de ensino públicas renomadas, além de ser bastante focada no tocante à área de formação. O interesse pela área de gestão iniciou-se na graduação, com o curso de Tecnologia em Agronegócio da Faculdade de Tecnologia Professor José Camargo - Fatec Jales, relacionado à gestão de empresas do agronegócio. Após conclui-lo, aos 21 anos de idade, ela engatilhou o curso de mestrado e, após, o de doutorado.
Desde a graduação na Fatec Jales até o doutorado na UFMS, a pesquisadora desenvolveu estudo sobre os fatores que influenciam a intenção de transferência da gestão da propriedade para um sucessor geracional com foco na agricultura familiar do município de Jales-SP, trazendo, assim, importantes contribuições a sua terra natal e, principalmente, subsídios para implementação de políticas públicas para a agricultura familiar brasileira.