Amanda Silva Costa, contemplada com bolsa de intercâmbio pelo Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional do Centro Paula Souza, teve uma experiência única em sua vida. No semestre passado, ela deixou sua terra natal para estudar no México e agora, de volta, conta como foi viver nesse país de língua espanhola.
1 - Como foi sua experiência no México?
Foi incrível, algo diferente de tudo que já vivi. Lá pude aperfeiçoar meu aprendizado, minha formação profissional e pessoal e, claro, praticar a língua espanhola, o que me deixou realizada.
2 - Como foi a receptividade dos mexicanos?
Melhor impossível. Todos me receberam muito bem, desde o taxista que me levou ao local onde iria morar até a dona da casa onde fiquei me acolheram de uma maneira inexplicável. Os amigos que fiz na faculdade foram tão intensos que seguimos trocando mensagens até hoje.
3 - Você cursou Administración na Universidad de Colima. De que forma esses cinco meses de estudos enriqueceram sua formação acadêmica?
Outro ambiente estudantil, principalmente em outro país, nos abre a visão para muitos aspectos. Como futura gestora, estudar Administração no México me trouxe conhecimentos de como aplicar de uma maneira diferente as teorias que já conhecemos. Pude acompanhar de perto indústrias mexicanas que fabricam e exportam para diversos países e analisar de que maneira esse processo ocorre, como podemos aplicar o que lá está dando certo. O enriquecimento cultural estudantil também foi de muito valor.
4 - Quanto ao conhecimento do espanhol, que contribuições esse período no país lhe trouxe?
Fui para o México com um nível bom de espanhol, aquele famoso “sei me virar bem”, mas foi o tempo em que fiquei lá que me fez atingir minha meta, o nível avançado/fluente na língua. Foi gratificante o meu resultado após essa experiência.
5 - Você poderia definir a Amanda de hoje?
Posso definir a Amanda de hoje como uma pessoa muito mais focada e decidida, cheia de sonhos e de metas a serem alcançadas, acreditando em si mesma, no seu potencial como filha, irmã, aluna e profissional.
6 - Em três semestres, você terá a formação superior em Gestão Empresarial pela Fatec Prof. José Camargo. Quais sãos seus planos?
“Nossa vocação toma conta de nós, mesmo quando não a conhecemos; é o futuro que dita a regra do nosso hoje” - Friedrich Nietzsche.
Essa frase de Nietzsche se encaixa perfeitamente ao momento que estou vivendo e aos meus planos para o futuro. Já comecei a estudar a língua inglesa, pois a meta agora é fazer mestrado no exterior, não sei exatamente em qual país, mas tenho em mente Estados Unidos e Austrália. Costumo dizer que experimentar os grandes voos é contagiante, uma vez que você vai e descobre que é capaz, não quer parar de subir. Sei que não será fácil, mas sei que é possível!
7 - Gostaria de acrescentar algo?
Sim, em primeiro lugar agradecer a Fatec e ao Centro Paula Souza pela oportunidade, pois essa experiência foi de suma importância em minha vida. A faculdade nos oferece oportunidades a cada dia, não só de intercâmbio, mas de mudar de vida, de visão. Sou imensamente grata pelo que a FATEC fez por mim!