A Prefeitura Municipal de Jales, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, está desenvolvendo um estudo em parceria com a Fatec Professor José Camargo- Fatec Jales com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas que visam fomentar o turismo na região de Jales/SP.
Entre as etapas do estudo, está a realização de entrevista no comércio e nas regiões de maior circulação de Jales, como hospitais, clínicas e hotéis, para identificar o perfil e o comportamento dos visitantes do município e, assim, analisar a demanda turística local. As informações irão constituir uma base de dados que subsidiará o plano diretor de turismo do município, tendo como foco contribuir para um melhor atendimento dos visitantes.
A pesquisa aponta que a maioria dos entrevistados mora na região e que quase 40% se deslocam principalmente para tratamento de saúde, realizado na unidade do Hospital do Amor (18,89%); Santa Casa de Misericórdia, AME e UPA (10,22%); e clínicas médicas (9,91%). Entre outros motivos, destacam-se a realização de compras (17,96%), visitas a parentes ou amigos (17,34%) e negócios (16,72%).
O estudo também mostra que as pessoas que buscam tratamento de saúde e realizar negócios aproveitam a estadia para fazer compras e que a idade média do primeiro grupo é superior à dos outros grupos mencionados, conforme o gráfico 1.
Gráfico 1: Pergunta: Qual a sua idade?
Ainda em relação àqueles que buscam tratamento de saúde, convém destacar que geralmente não vêm de carro e que se hospedam em casas de apoio ou em outro município, como mostra o gráfico 2.
Gráfico 2: Pergunta: Em Jales, onde você ficou hospedado?
A pesquisa trouxe dados de extrema relevância, que constam no relatório pela Fatec Jales. Ela permitirá, entre outros aspectos, subsidiar projetos, orientar a política setorial e novos investimentos na área, permitindo também que empresários tracem estratégias visando atender melhor cada um dos públicos analisados.
