Essa pergunta em um primeiro momento pode não fazer muito sentido a algumas pessoas, no entanto não podemos negar que vivemos em um mundo cercado pela tecnologia em praticamente todas as esferas da sociedade. No trabalho, no estudo, nas relações humanas, virtuais ou não, estamos imersos em um universo “tecnológico”.
Mesmo assim, ainda existem algumas resistências a essa questão, geradas por desconhecimento, pelo uso excessivo da tecnologia que provoca vício (aqueles que ficam conectados 24 horas por dia) e, por isso, aversão de alguns, e até mesmo por ignorância. Sim, ignorância em pensar que certas carreiras não necessitam de tecnologia! Mas essa informação procede?
Tentemos identificar uma carreira que não utiliza tecnologia ou que a utiliza em um grau insignificante. Difícil, não? Afinal, em todo escritório, há um ou mais computadores conectados à internet com um conjunto razoável de softwares que auxiliam o trabalho dos diversos profissionais, sejam eles advogados, juízes, atendentes, engenheiros, arquitetos, professores, profissionais liberais, médicos, etc.
Na medicina, por exemplo, o que seria de nós sem os dispositivos eletrônicos que geram imagens do nosso corpo, que permitem a realização de procedimentos de alta precisão/complexidade, laboratoriais, clínicos e até mesmo cirúrgicos, auxiliando na busca de diagnósticos e, consequentemente, na cura de doenças?
Ah, mas no campo não é necessário, lá a vida continua calma, pacata, alheia às quinquilharias da tecnologia, correto? Grande engano! A Agricultura 4.0, ou Agricultura Digital, está aí para provar que todos os processos envolvidos na agropecuária, desde o plantio, irrigação, pulverização, produção, colheita, transporte, enfim, tudo está mecanizado, georreferenciado, rastreado! Na pecuária, idem, senão mais! Sem falar da Agroindústria, também 4.0.
Bom, e o que dizer das áreas artísticas, filosóficas e literárias? A tecnologia também está inserida nelas, como os recursos multimídias, tão utilizados nas artes plásticas, cênicas e musicais. A filosofia, por exemplo, nunca teve tanta evidência como agora, com personalidades como Mario Sérgio Cortela e Leandro Karnal, que usam e “abusam” das redes sociais para falarem de assuntos filosóficos, que até há algum tempo eram restritos às “altas rodas intelectuais” das universidades. Na literatura, o que seria de nós sem os recursos de busca, de uso e de elaboração de livros e outros materiais literários disponíveis na internet?
Torna-se evidente, então, o importante papel da tecnologia em todas as profissões e ocupações contemporâneas, portanto compreensível a importância de conhecer, e bem, as diversas tecnologias disponíveis para cada caso. Se você almeja conquistar um espaço no mercado de trabalho atual, estude e trabalhe com ela, seja qual for a sua condição vocacional.
Existem profissionais especialistas no uso da tecnologia no desenvolvimento de suas funções? Sim, esse profissional é chamado de Tecnólogo e tem se tornado cada vez mais importante em vários segmentos. A Fatec Jales oferece quatro carreiras. Estamos com as inscrições abertas para o processo seletivo até as 15h do dia 7 de junho!
O convite está feito!
Prof. Dr. Evanivaldo C. Silva Júnior
Docente e Diretor da Faculdade de Tecnologia Professor José Camargo - Fatec Jales
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.