Conforme a Organização Mundial de Saúde, qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Embora cada pessoa deva ter o mínimo de condições dignas para viver, alguns primam por novos estilos e, dentre eles, investem em uma alimentação específica.
Cuidar da saúde sempre foi um assunto muito em alta no mercado mundial, sendo a alimentação uma forte aliada para atingir objetivos com mais qualidade de vida. Diante disso, as empresas voltadas para esse segmento crescem exponencialmente, principalmente no ramo da suplementação alimentar, vendo no mercado um aliado.
Com o objetivo de contribuir para o acesso da população a produtos seguros e de qualidade, facilitar o controle sanitário e a gestão do risco desses produtos, eliminar obstáculos desnecessários à comercialização e à inovação e simplificar o estoque regulatório, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa criou uma categoria específica para o controle de qualidade de suplementos alimentares.
Segundo a Anvisa, foram feitas várias mudanças na legislação sanitária que possibilitaram um delineamento regulatório mais claro e proporcional aos riscos potenciais desses produtos. O novo marco normativo contempla definições, regras de composição, qualidade, segurança, rotulagem e requisitos para atualização das listas de constituintes, com limites de uso, alegações e rotulagem complementar. As normas foram elaboradas de modo a comportar inovações e garantir que esses produtos atendam aos preceitos legais relacionados aos alimentos.
Outras mudanças foram provocadas pelo crescimento desse mercado. Muitas empresas ainda investem tempo e dinheiro com divulgação de seus produtos voltada para uma estética de corpo perfeito, entretanto, com o avanço da tecnologia e os novos moldes da sociedade, um corpo considerado perfeito é aquele que possui uma alma feliz. Por isso, organizações voltadas para esse nicho vêm repensando seu posicionamento no mercado e focando em uma estratégia que, mais do que nunca, está muito em alta: a saúde.
Empresas de suplementação alimentar repensaram suas campanhas de divulgação que massivamente apresentavam corpos esculturais, músculos e cinturas finas. Com um olhar mais preciso e atento às mudanças da atualidade, o mercado preza pela qualidade de vida e saúde de seus consumidores, caindo por terra toda a imagem vinculada a esse segmento.
O mercado não para e não pode parar, por isso, as mudanças presentes no posicionamento de organizações dessa fatia do mercado serão sempre bem-vindas na sociedade em que vivemos. A saúde precisa estar em primeiro lugar na vida de todo cidadão e, para isso, cuidar de uma alimentação balanceada, viver uma vida saudável e praticar hábitos que proporcionem mais qualidade de vida é o foco, não só das empresas que buscam se enquadrar nas novas tendências do mercado, mas sim de todos os consumidores que prezam por sua saúde.
Gabriel Trevisan – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Aluno do 4º semestre de Gestão Empresarial da Fatec Jales – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.