“Atualmente, o ChatGPT é uma tecnologia de última geração que está revolucionando a forma como as pessoas interagem com as máquinas. O ChatGPT permite que os usuários tenham interações naturais e intuitivas com as máquinas, permitindo que elas respondam às perguntas e forneçam recomendações precisas. O ChatGPT oferece aos usuários uma experiência mais natural e intuitiva de interação com as máquinas, tornando-as mais úteis e convenientes para os usuários. Neste artigo, vamos explorar como o ChatGPT funciona, quais os benefícios dele, e como ele pode ajudar as pessoas a se conectar com a tecnologia de forma mais eficiente.”
Lançado em novembro do ano passado, o ChatGPT é um sistema chatbot (robô para conversação) que utiliza algoritmos de inteligência artificial, desenvolvido pela empresa OpenAI, e que tem sido manchete em vários meios de comunicação no Brasil e no mundo. A proposta inovadora criou um sistema capaz de conversar com o usuário por meio de uma linguagem simples, extremamente interativa, descomplicada e, por que não dizer, fascinante.
A primeira vez que o utilizei como teste foi para escrever este artigo e confesso que fiquei impressionado com a capacidade de resposta do sistema. A velocidade na resposta, a precisão na escrita e, principalmente, a naturalidade no aspecto comunicação me fizeram refletir sobre a real cognição que o sistema tem desenvolvido em tão pouco tempo após seu lançamento.
Para se ter uma ideia, após um rápido tutorial de uso, digitei na janela de comandos a seguinte frase: You can write in Portuguese? (Você pode escrever em português?), já que todas as informações do sistema estavam em inglês, e a resposta foi “Sim, eu posso escrever em português!”, em fração de segundos.
Em seguida, digitei: “Escreva um parágrafo em português fazendo uma introdução a um artigo de jornal sobre o tema ChatGPT”. A resposta igualmente instantânea foi o primeiro parágrafo (entre aspas) deste artigo!
Impressionante? Continuei: “Escreva um outro parágrafo em português fazendo uma introdução a um artigo de jornal sobre o tema ChatGPT”. Ele escreveu outro parágrafo, diferente, porém com a mesma conotação, igualmente bem escrito, em minha opinião, o que me deixou ainda mais impressionado com a flexibilidade do sistema.
O ChatGPT provavelmente deve revolucionar a forma como nós humanos interagiremos com as máquinas, propondo novos paradigmas de comunicação entre seres humanos e máquinas, algo só imaginado nos filmes de ficção científica. E vai muito além. O sistema compõe músicas, cria poemas, gera pinturas (dependendo do ponto de vista, obras de arte), textos acadêmicos, artigos científicos (state of art) e muito mais. Se há limites, somente o tempo deve dizer.
Infelizmente não pude abordar todas as propostas enunciadas na introdução deste artigo (o ChatGPT deve ter criado uma expectativa exagerada a meu respeito), mas certamente retomarei o assunto em outra oportunidade.
Prof. Dr. Evanivaldo C. Silva Júnior
Docente e Diretor da Faculdade de Tecnologia Professor José Camargo- Fatec Jales
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.