Quando não consumidos logo após a colheita e/ou abate, os alimentos sofrem alterações, estragando-se ou deteriorando-se, se precauções não forem tomadas visando a sua conservação. Essas alterações podem ser classificadas em: biológicas, químicas e físicas.
As alterações biológicas são resultantes da ação de organismos vivos que estragam ou decompõem os alimentos após a colheita ou abate ou durante as fases de processamento e armazenamento. Esses organismos podem ser classificados em microrganismos (representados pelos fungos ou bolores, bactérias e leveduras, ocorrem principalmente em frutas, hortaliças, carnes, leite e ovos), insetos (carunchos, moscas, baratas, entre outros, que podem alterar os alimentos, consumindo-os no todo ou em parte ou indiretamente, pela disseminação de doenças) e roedores (podem agir diretamente, consumindo o alimento, ou indiretamente, pela disseminação de doenças, como a leptospirose).
Já as alterações químicas ocorrem devido à combinação das substâncias existentes no alimento entre si ou com outras substâncias estranhas. Essas substâncias podem ser classificadas em alterações químicas enzímicas e químicas não-enzímicas.
Por sua vez, as alterações físicas são danos mecânicos que os alimentos podem sofrer, como quebra, amassamento, corte, corpo estranho, entre outros.
Recentemente, no dia 18 de outubro de 2022, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, distribuição e uso de dois lotes de chocolates da marca Garoto, que podem conter fragmentos de vidro (alteração física). Os produtos são as barras de 80 g de chocolate ao leite com castanhas de caju e chocolate ao leite com castanhas de caju e uvas passas, ambas com validade para 9 de setembro de 2023. Os lotes são 225212941G e 225312941G, respectivamente.
A empresa informou: "A suspeita da presença de pequenos fragmentos de vidro provém da quebra de um sensor na linha de fabricação, que pode ter tido algum contato com os referidos lotes". Ela suspendeu imediatamente a distribuição e comercialização desses dois lotes de produtos e esclareceu que a ação de recolhimento é restrita aos estados de Santa Catarina e Espírito Santo, onde os lotes foram distribuídos. As unidades envolvidas já foram recolhidas pela empresa.
É necessário que fiquemos atentos às alterações biológicas, químicas e físicas ao abrirmos a embalagem de um alimento.
Por: Prof.ª Dr.ª Denise Pinheiro Soncini da Costa
Docente Fatec Jales – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.