As mídias digitais avançam cada vez mais e a utilização por empresas de todos os segmentos é fundamental. Quem não é visto no digital, não é lembrado. No entanto, é preciso ser mais do que uma vitrine que oferece produtos, mas atrair clientes com conteúdo interessante e que crie valor para a marca, ou seja, investir em Marketing de Conteúdo.
Ao longo dos anos, as estratégias de marketing passaram por transformações, assim como os consumidores. Em Marketing 5.0, Philip Kotler ressalta a característica do ser humano como um ser social e a necessidade das marcas de incentivar e inspirar. Nesse contexto, a venda atua como o resultado de estratégias de conteúdos bem definidas.
Mas, afinal, o que é Marketing de Conteúdo? Trata-se de uma estratégia de marketing que oferece conteúdo com fins de informação, entretenimento e educação, diferenciando-se de um formato de publicidade mais agressivo. Além de postagens nas mídias sociais, o conteúdo pode ser disponibilizado para o público por meio de blogs, podcasts e artigos publicados em sites institucionais.
Além de atrair clientes, o objetivo é fortalecer a imagem e gerar autoridade da marca. Segundo uma pesquisa da Content Marketing Institute, organização americana especializada na formação de profissionais de marketing, 70% dos consumidores preferem conhecer a empresa por meio de conteúdo relevante. De acordo com o estudo, a conversão em vendas é seis vezes maior do que a gerada por anúncios comuns.
Mundialmente, algumas empresas se destacam por meio do Marketing de Conteúdo, entre elas, a Nestlé, que investe em temáticas como bem-estar, nutrição e dicas de receitas. O estilo radical é produzido pela Red Bull por meio de estratégias multimídias. Outro exemplo é a marca conhecida pelo público do agronegócio, a Jonh Deere, que mantém um blog informativo com artigos sobre agricultura e do setor.
Antes de iniciar nessa jornada, é fundamental conhecer o seu público, suas características e anseios. Depois, pensar, produzir e manter a constância em conteúdos interessantes e criativos, que estejam alinhados às audiências e aos valores delas, criando conexões.
Converse com seu público antes de vender. E em tempos de mídias sociais, conteúdo é Rei. Atrás da tela, não existe apenas um consumidor, mas sim um ser humano, um ser social.
Andresa Caroline Lopes de Oliveira
Jornalista. Docente da disciplina de Marketing, no curso de Tecnologia em Agronegócio da Fatec de Jales.
Mestra em Mídia e Tecnologia - Unesp de Bauru.
Doutoranda em Comunicação - Unesp de Bauru.