As inovações tecnológicas sempre causaram profundas transformações na sociedade, nos mais diversos aspectos. Nos dias atuais, graças ao avanço das tecnologias e à conectividade proporcionada pela internet, a quantidade de informações e conhecimentos gerados e compartilhados pelo ser humano a cada dia é inimaginável. Especialistas dizem que o conhecimento humano deverá dobrar a cada 12 horas até 2020, o que nos coloca diante de grandes e imprevisíveis desafios. É importante destacar que todas as profissões estão sofrendo mudanças, e muitas delas certamente serão extintas nos próximos anos. Diante desse cenário, o professor, responsável por formar todos os outros profissionais, tem uma responsabilidade muito grande.
Obviamente, a constante capacitação é praxe de todo profissional da educação. Entretanto, no cenário atual, além da formação continuada, é necessário romper com o tradicional modus operandi, utilizando ferramentas tecnológicas e metodologias inovadoras dentro e fora da sala de aula. Nesse contexto, eu entendo que são necessárias três competências técnicas a todo professor que deseja se destacar nesse cenário altamente tecnológico e conectado. Foi-se o tempo em que o professor era o detentor exclusivo do conhecimento. Não é de hoje que os alunos são agentes ativos no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, professor e aluno devem possuir um relacionamento de parceria, em que ambos aprendem e ensinam.
As metodologias ativas de aprendizagem, que focam na autonomia do aluno, aliadas à aplicação de tecnologias de comunicação, podem fazer com que professor e aluno aprendam e evoluam juntos, como uma equipe. Nesse sentido, o professor faz o papel de mentor/orientador, enquanto o aluno se transforma em um pesquisador. Portanto, a primeira competência do professor do futuro é ser entusiasta das novas tecnologias e metodologias aplicadas à educação. Ambientes de aprendizagem on-line, metodologias ativas, videoaulas, visitas técnicas, aprendizado baseado em projetos, ambientes virtuais colaborativos, entre outros. Enfim, não faltam alternativas.
A segunda competência é ser multidisciplinar. O ensino fragmentado oferecido pela maioria das escolas não faz sentido no mundo atual. O aluno precisa saber o que fazer com aquela informação ou conhecimento sob uma perspectiva de mundo e não apenas de sala de aula. No ensino profissionalizante, a multidisciplinaridade é algo natural, porém, de maneira geral, nos ensinos fundamental e médio ainda precisamos evoluir. O professor que domina uma área do conhecimento precisa saber como se relacionar e se integrar com outras áreas e professores. Nesse contexto, a criação de projetos multidisciplinares, apoiados por ferramentas tecnológicas, pode ser um diferencial. É necessário mostrar ao aluno que o verdadeiro conhecimento vem da integração e do relacionamento entre as diversas áreas. Portanto, o professor precisa estar disposto a pensar “fora da caixa” e, consequentemente, fazer com que o aluno tenha um pensamento mais crítico, amplo e integrado.
Finalmente, entendo que o professor do futuro precisa ser bilíngue. Sim, é necessário dominar pelo menos o básico de uma língua estrangeira, principalmente o inglês. É notório que as principais publicações científicas, documentários, sites de notícias, manuais e documentações de novas tecnologias são distribuídos, em sua grande maioria, em inglês. Assim, se o professor quiser manter-se atualizado, é necessário consumir conteúdo em inglês, principalmente por meio da leitura. Ademais, diante de um mundo globalizado, é bem provável que seja necessário ministrar aulas em inglês ou em outro idioma no futuro. É necessário estar preparado.
Em 2012, um dos membros do Conselho Nacional de Educação, o educador Mozart Neve Ramos, disse uma frase que, infelizmente, ecoa até os dias de hoje: “O Brasil tem escolas do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI”. A mudança deve começar com os principais agentes da educação: nós professores.
Prof. Esp. Jorge Luís Gregório - www.jlgregorio.com.br
Docente Fatec Jales – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.