A viticultura tropical brasileira foi efetivamente desenvolvida a partir de 1960 com o plantio de vinhedos comerciais de uva de mesa na região do Vale do Rio São Francisco. Avançou, então, para o Paraná e, na década de 80, chegou aos estados de São Paulo e Minas Gerais, sempre ligada à produção de uvas finas para consumo in natura.
Na região de Jales-SP, a uva é uma das principais frutas cultivadas e se apresenta com um enorme potencial em relação à viticultura nacional. São diversos os fatores que contribuem para isso, como o fato de estar situada no noroeste do estado de São Paulo, possuir grande potencialidade para a produção de vinhos e sucos de alta qualidade e possibilidade de agregar a produção ao turismo rural crescente no local.
Pesquisa de campo realizada recentemente na região, que, desde 2017, está inserida no mapa do turismo nacional com a criação do Conselho Municipal de Turismo de Jales – COMTUR (Lei Municipal nº 4649 de 19 de maio de 2017) e a elaboração de plano diretor de turismo do município, trouxe resultados promissores em relação à viticultura. O estudo mostrou que ela possui alto poder de desenvolvimento e de implantação no turismo rural, tendo em vista o atual estágio de desenvolvimento da produção de vinhas e os incentivos legais à atividade, como os do município de Jales que, desde a sanção da lei 16720/2018, tornou-se de interesse turístico.
A pesquisa, realizada especificamente no município de Urânia/SP, que pertence ao Escritório de Desenvolvimento Rural - EDR de Jales e que compõe uma das 40 unidades administrativas da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - CATI, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, fez outros importantes apontamentos. O trabalho destacou que o produtor explora o turismo rural na viticultura e que há grande aprovação do empreendimento por parte dos turistas frequentadores daquele local.
O estudo também apontou que, mesmo com as dificuldades existentes na viticultura da região, o turismo rural se mostra como forte atividade empreendedora, que poderá agregar ainda mais renda aos produtores. Entretanto, para o sucesso e sustentabilidade desse tipo de empreendimento, a pesquisa concluiu que é necessário que os viticultores tenham consciência de que o turismo rural é uma atividade planejada para gerar total satisfação ao turista, que é seu principal canal de divulgação.
Assim, para o avanço do turismo rural na região de Jales, é importante que o viticultor atrele ao principal atrativo da propriedade, isto é, a plantação de uva, recursos que contribuam para a permanência do turista e valorização dos produtos oferecidos. Nesse caso, sugere-se agregar valor por meio da fabricação de subprodutos da uva e disponibilização de outros produtos do campo, como artesanato, doces, queijos, além da exploração de atividades recreativas e educacionais.
Hermes Natalin Marques
Graduado em Tecnologia em Agronegócio pela Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo – Fatec Jales