Uma empresa é constituída por colaboradores, acionistas, fornecedores e, sem dúvida, pelos consumidores. Assim, pensando no ambiente interno, para um bom atendimento aos demais públicos, é necessário e imprescindível que o colaborador esteja engajado, disposto e satisfeito com o que faz e, para isso, o endomarketing, uma estratégia voltada para o público interno da empresa, tem o foco no bem-estar, na saúde, na convivência e na comunicação saudável entre os seus.
Pesquisas recentes mostram que 32% dos brasileiros sofrem de síndrome de burnout, uma doença que é causada pelo excesso de trabalho, provenientes de um ambiente muito competitivo, com grande responsabilidade sob o cargo que, independente do fator, leva o indivíduo a duvidar, por vezes, de sua capacidade. Alguns sintomas da síndrome incluem: dores físicas, insônia, alteração de humor, isolamento, fadiga, pressão alta, dentre outros.
No âmbito empresarial, um ambiente agradável, receptivo e leve é essencial, pois faz com que o colaborador se sinta acolhido e isso já se converte em ações preventivas. Há grandes assertivas também no que se refere ao endomarketing. Assim, bonificações por desempenho incentivam uma maior produtividade; oferta de apoio emocional especializado para os colaboradores, seja em grupo ou individual, ocasiona uma melhora na convivência e a saúde mental dos profissionais; incentivar boas práticas de convivência como por exemplo resolver de forma adequada os “ruídos” que surgem na empresa também proporciona um ambiente mais agradável.
E não para por aí: eventos de interação entre os colaboradores no intuito de fortalecer o vínculo entre todos os colaboradores, independente do setor; ter uma comunicação assertiva entre os colaboradores de todos os níveis hierárquicos para evitar possíveis ruídos de comunicação e alinhar os assuntos relevantes a todos é primordial e, para isso, podem ser feitas reuniões formais, seja mensalmente, semanalmente ou diariamente a depender da empresa e dos setores envolvidos; otimizar grupos de WhatsApp também é uma estratégia muito utilizada atualmente e pode ser prática se usada da forma correta; promover capacitações, treinamentos e ações para que o profissional se sinta valorizado é primordial.
Todos esses fatores se resumem em uma palavra: endomarketing, pois se refere a práticas e ações para o reconhecimento do profissional e individual de cada colaborador, evitando dentre outros aspectos, o surgimento da síndrome. Certamente, bem alinhado, promoverá sucesso à empresa.
“Cuide de seus funcionários do jeito que gostaria que eles tratassem seus clientes”, são as palavras de Stephen Covey, autor e empresário americano.
Gabriele Beatriz Rodrigues Figueredo – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Aluna do 4º semestre de Gestão Empresarial da Fatec Jales – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.