O ensino superior acadêmico, como conhecemos, surgiu há muito tempo devido às necessidades emergentes das sociedades mais civilizadas que, na busca contínua pela evolução social, econômica e científica, criaram o modelo de formação completa, por currículos acadêmicos universitários.
No rol de nações que ajudaram a construir e, posteriormente, consolidar esse modelo de ensino, estão países como o Reino Unido, França, Itália, Espanha, Alemanha, Portugal, Bélgica, países Bálticos, entre outros europeus; no Oriente, Rússia, Índia, Japão e, posteriormente, os chamados “Tigres Asiáticos”; e, no Novo Mundo, Estados Unidos da América e Canadá. Depois, todas as nações incorporaram esse modelo, que sobrevive até os dias atuais.
Os principais tipos de currículos consistiam em: - cursos de bacharelado, que têm como principal proposta a formação de profissionais mais generalistas, isto é, aqueles que adquirem um conhecimento vasto, porém mais superficial de uma grande área do conhecimento (como exemplo, os cursos de Medicina, Direito, Administração de Empresas, Ciências Contábeis, entre outros); - cursos de licenciatura, direcionados especificamente à formação de professores do ensino básico (Matemática, Física, Química etc.); e os cursos de pós-graduação, que focam em subáreas mais específicas, mas com um nível de profundidade que envolve mais a pesquisa acadêmica (especialização, mestrado e doutorado, em ordem de intensidade quanto à pesquisa).
Mais recentemente, em meados do século XX, surgiram os cursos tecnológicos, como uma nova proposta de formação universitária direcionada a suprir as necessidades do mercado de trabalho de forma mais rápida e eficaz, permitindo, ou melhor, exigindo que as atribuições profissionais de seus graduados obrigatoriamente utilizem as tecnologias disponíveis ou emergentes.
Cursos de tecnologia nas áreas de Informática, por exemplo, especificam o perfil profissional para o uso ou, mesmo, desenvolvimento de tecnologia nas diversas subáreas que compõem o setor. Assim, são formados profissionais para atuarem dentro da grande área em Banco de Dados, Redes de Computadores, Desenvolvimento de Games, Sistemas para Internet, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, entre outros.
Em setores que envolvem a gestão, segmento das chamadas Ciências Sociais Aplicadas/Ciências Humanas, foram criados currículos específicos às subáreas, como Recursos Humanos (RH), Logística, Finanças, Negócios, Gestão de Empresas, Gestão de Empresas Públicas etc.
Até mesmo formações mais “híbridas”, que envolvem conhecimentos de bacharéis com tecnologia e gestão, foram implementadas, como o curso de Agronegócio (ou agrobusinnes).
Certamente podemos considerar os cursos tecnológicos como uma evolução nesse processo de desenvolvimento da educação, pois surgiram para atender às diversas demandas com o uso da tecnologia.
Novos modelos de formação surgirão e serão guiados sempre pelas necessidades humanas. Não temos ainda previsões confiáveis de como serão tais modelos, mas uma coisa é certa, o uso cada vez mais crescente da tecnologia estará presente.
Nota do autor: os cursos em negrito são oferecidos na cidade pela Fatec Jales.
Prof. Dr. Evanivaldo Castro Silva Júnior
Docente e Diretor da Faculdade de Tecnologia Professor José Camargo- Fatec Jales
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