Segundo a Dell, uma das principais fabricantes de computadores do mundo, 85% das pessoas que hoje estão no mercado de trabalho exercerão funções que ainda não existem. De fato, as mudanças causadas pela inteligência artificial (IA) e suas tecnologias subjacentes estão impactando diversas áreas do conhecimento e profissões, forçando os trabalhadores a se qualificarem de maneira contínua, em busca de sua sobrevivência profissional.
Considerando que o risco de ser substituído, parcial ou totalmente, por uma IA é alto em diversas profissões, é necessário desenvolver habilidades que combinem o melhor das tecnologias e o melhor das capacidades humanas.
A primeira habilidade é a alfabetização digital. Segundo o Fórum Econômico Mundial, em 2030, mais da metade dos trabalhos exercidos exigirão conhecimentos sobre tecnologias digitais. Assim, é essencial saber usar plataformas digitais colaborativas, aplicativos para resolver problemas específicos, entre outros. Quem não souber o mínimo terá grandes dificuldades de se inserir no mercado.
Uma segunda habilidade é chamada de "augmented working” ou trabalho aumentado. Isso significa usar as tecnologias de automação e IA para potencializar as habilidades do trabalhador, trazendo ganhos de produtividade e eficiência. O trabalhador que não tiver esse conhecimento perderá grandes oportunidades.
Indo além, a terceira habilidade é o pensamento crítico e capacidade de análise. A habilidade de separar informações valiosas de ruídos ou irrelevâncias é essencial para o futuro, demandando análise crítica e raciocínio lógico. Essa competência permite avaliar opiniões e planos, desconsiderando o que não tem valor. Por ser difícil de automatizar com IA, essa habilidade continuará sendo altamente valorizada pelos empregadores.
A quarta habilidade, sem dúvida, é saber trabalhar com dados. A alfabetização em dados será fundamental, já que todos os setores estão aderindo à cultura orientada a dados. Será essencial compreender o impacto dos dados em nossas funções, saber analisá-los com ferramentas adequadas e seguir normas éticas. Empregadores buscarão profissionais capazes de tomar decisões baseadas em dados e não em intuições ou opiniões.
A quinta habilidade é a liderança. Convém destacar que as máquinas não podem replicar essa importante habilidade, visto que envolve inspirar pessoas e maximizar seus potenciais. Baseada em habilidades como inteligência emocional, criatividade e resolução de problemas, a liderança guia equipes para alcançar objetivos comuns enquanto promove o crescimento individual. Profissionais com essas competências serão altamente valorizados.
Finalmente, a formação contínua. Foi-se o tempo em que as pessoas ficavam décadas no mesmo emprego. Devido à rápida transformação digital, as carreiras tendem a ser mais horizontais do que verticais. Nesse sentido, é crucial aprender e se atualizar continuamente. A habilidade de adquirir novos conhecimentos e desenvolver competências será essencial para se adaptar a novas indústrias, empregos e oportunidades que surgirão na era da IA.
A combinação de competências técnicas e humanas, aliada à disposição para aprender continuamente, será o diferencial dos profissionais que liderarão as transformações no mundo do trabalho. Estamos preparados?
Prof. Me. Jorge Luís Gregório
Professor e coordenador do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec Jales